Estado da Arte
O nosso projecto prende-se com a criação de uma plataforma para estudantes de erasmus com base em geotracking, a existência do fenómeno redes sociais facilita o facto da criação de uma plataforma, porém restringe a criatividade. Desde Facebook, a twitter, no panorama de redes sociais generalistas, e redes sociais ERASMUSU e ESN mais especificas que são redes sociais para alunos de erasmus, estas abrangem em muito esta dimensão o que torna mais difícil a inclusão de um novo, porém o factor de geotracking e o facto de cada vez mais as pessoas utilizarem aplicações em smartphones , torna mais prático o uso de uma aplicação num smartphone para partilhar , do que propriamente uma rede social.
Após a análise destas plataformas Web, destacam-se alguns pontos fortes. São eles:
· Visibilidade a nível nacional e internacional;
· Design funcional e de interacção apelativo e de fácil utilização;
· Inclusão de diversas funcionalidades para uma maior generalização dos utilizadores;
A análise da plataforma Web, destacam-se de pontos fracos:
· Funcionalidade de Geotracking pouco explorada;
· Constantes evoluções e alterações trouxeram melhorias, mas pioraram a nível de usabilidade;
Briefing
Ideia
O nosso projecto prende-se com a criação de uma plataforma para estudantes de erasmus com base em geotracking. A estrutura deste tem ligação via mobile, em que temos uma aplicação no telemóvel e permite o envio de fotos, sistema de feedback e o sinal gps, para detectar a posição especifica e marcar nesse ponto um ponto de interesse no mapa. Este upload pode também ser feito via portátil porém a geolocalização será feita através de meios manuais, como é feito através do facebook por exemplo.
Objectivos gerais
Ter um sitio onde partilhar automaticamente as fotos, opiniões , como que criar um ponto de geolocalização para poder partilhar com outras pessoas com outros alunos de erasmus, de modo a que seja possível uma interacção directa entre eles.
Ter também uma lista maior de funcionalidades a nível de comunicação entre alunos de erasmus, seja por geolocalização, seja por estado online ou offline.
Por fim, a aplicação deve funcionar em qualquer dispositivo android, desde que este tenha gps e um pequeno conjunto de requisitos mínimos, esta aplicação será melhorada e poderá ser necessário retirar ou implementar neste ponto novas funcionalidades.
Público-Alvo
O público-alvo situa-se em qualquer conjunto de alunos de erasmus, ou também estudantes no geral, poderá ser futuramente implementada para o conceito geral , porém em fase inicial situar-se-á no que está definido nos objectivos gerais do projecto.
Análise SWOT
Forças
A possibilidade de implementação de geotracking numa aplicação android para facilitar as funcionalidades
Fraquezas
Tendo em conta a quantidade de redes sociais torna-se um bocado dificil implementar novas funcionalidades
Oportunidades
Colocar numa aplicação android, todas as funcionalidades entre o conceito de rede social , e o conceito de geotracking de modo a melhorar ambos e aumentar o paradigma da usabilidade
Ameaças
Desde redes sociais especificas erasmusu, a redes sociais generalistas Facebook, que têem um público alvo muito diverso o que torna dificil atraír, e o facto de existirem todos os dias novas redes pode tornar um produto obsoleto.
Links:
Erasmusu : http://erasmusu.com/
Facebook : www.facebook.com/
Twitter : www.twitter.com
ESN : Internacional : www.esn.com ; Portugal : www.esnportugal.org/